Após a primeira emergência climática em fevereiro de 2024 no Rio de Janeiro, não esperávamos que, tão rapidamente, ainda no primeiro semestre de 2024, precisaríamos agir novamente em apoio às famílias em um cenário devastador e de impacto estadual como a catástrofe vivenciada até o dia de hoje (23/05/2024), no Rio Grande do Sul.
No dia 29 de abril, foram relatados os primeiros alagamentos em municípios, e a situação se agravou. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil em 23/05/2024, até o momento, 468 municípios foram afetados, cerca de 65.762 pessoas estão desabrigadas e, ao todo, 2.342.460 pessoas foram impactadas.
Esse acontecimento mobilizou o país, gerando uma enorme corrente de esperança e solidariedade para apoiar as vítimas com resgates e doações.
Nós, do Instituto Devolver, agimos inicialmente com o objetivo de entender como nosso apoio e ações poderiam ser efetivos e impactar as famílias diretamente. Nosso compromisso com a transparência e com as pessoas que mais precisam nos levou até o Rio Grande do Sul no dia 14/05/2024. Esperávamos encontrar um cenário mais esperançoso após duas semanas do início do desastre climático, mas, infelizmente, deparamos com diversas ruas alagadas, resgates ainda sendo realizados em diversos pontos e milhares de pessoas desabrigadas. Passamos por Caxias do Sul, Esteio, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre, visitando abrigos, organizações e pontos de doações.
Nossa equipe estabeleceu redes de apoio às famílias e já contemplou organizações em três regiões: Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo. Entre as doações direcionadas às famílias, distribuímos cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, além de brinquedos para as crianças atendidas pela organização Aldeias Infantis, certificada pelo Instituto Devolver e localizada em Porto Alegre.
Nosso apoio e articulação continuam. Nos próximos dias, além dos itens já mencionados, também doaremos roupas de cama, colchões, água, mantas, alimentos e produtos de higiene pessoal. Com o apoio da Care Plus, e outras empresas parceiras, conseguimos fortalecer a campanha de emergências climáticas e estruturar nosso impacto de maneira personalizada, atendendo às maiores necessidades das famílias mapeadas pelas organizações com as quais estamos estabelecendo parcerias direcionadas a este apoio emergencial.
As pessoas atingidas ainda precisam de apoio. Faça parte da nossa corrente do bem! Doe através do nosso site. Para mais informações, entre em contato pelo nosso WhatsApp institucional.
#SomosDevolvedores